Por causa da pandemia, UFPB terá votação online para reitor pela primeira vez

A pandemia trouxe mais uma novidade para a comunidade acadêmica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além das aulas remotas. É que este ano, pela primeira vez, todo processo que envolve a escolha de um novo reitor para a universidade será realizado online, incluindo a votação, que será realizada no dia 26 de agosto.

De acordo com o presidente da comissão eleitoral, Ângelo Brito Pereira de Melo, a homologação das candidaturas deve ser publicada nesta sexta-feira (31) ou sábado (1) e os candidatos terão do dia 2 ao dia 23 de agosto para divulgar suas propostas. A propaganda também deve ocorrer unicamente de forma virtual, conforme ele informou ao ClickPB.

A consulta à comunidade acadêmica será realizada no dia 26 de agosto, por meio do sistema ”Siga Eleição”, dentro do Sigaa, ao qual todos os professores, alunos e servidores técnico-administrativos da UFPB possuem acesso. Dentro do sistema, cada um poderá votar no candidato de preferência.

Ângelo Melo explicou que o resultado da consulta é levado ao Conselho Universitário (Consuni) e Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e é considerado na formação da lista tríplice que será enviada ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

”Os conselhos têm autonomia para formar a lista tríplice e não necessariamente o nome mais votado terá que aparecer na lista. A consulta é uma base para que o conselho saiba o que a comunidade acadêmica quer, mas não é um compromisso”, esclareceu.

A lista tríplice será enviada ao presidente Jair Bolsonaro no dia 11 de setembro, e então ele poderá escolher qualquer um dos três nomes apontados para assumir a reitoria da universidade. O mandato da atual reitora, Margareth Diniz, acaba no dia 13 de novembro.

 

Click PB

Quinca Remígio

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *